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Fichamento 2

Danielle Cardoso da Silva
Matrícula: 12/0009871
Fichamento II
CYSNEIROS, Paulo Gileno. Novas tecnologias na sala de aula: melhoria do ensino ou inovação conservadora?

1) Resumo:

O texto fala sobre a realidade cotidiana das escolas públicas do Brasil e da América Latina, especificamente sobre as escolas do norte, nordeste e nas regiões rurais, que foi onde o autor teve a experiência, esses lugares, sofrem ainda de situações muito ruins. A população dessa escola é frequentada por pessoas carentes, e o máximo que a escola possui de recurso tecnológico é uma biblioteca no máximo razoável.
O texto aponta todas as dificuldades que as escolas possuem, como problema na estrutura, professores sobrecarregados que usam de sua grande criatividade para ministrar conteúdos com mais dinâmicas, a falta de espaço físico e etc.

2) Citações principais do texto

“Sua principal conclusão é que o uso de artefatos tecnológicos na escola tem sido uma
história de insucessos, caracterizada por um ciclo de quatro ou cinco fases, que se inicia
com pesquisas mostrando as vantagens educacionais do seu uso, complementadas por
um discurso dos proponentes salientando a obsolescência da escola. Após algum tempo
são lançadas políticas públicas de introdução da nova tecnologia nos sistemas escolares,
terminando pela adoção limitada por professores, sem a ocorrência de ganhos
acadêmicos significativos. Em cada ciclo, uma nova seqüência de estudos aponta
prováveis causas do pouco sucesso da inovação, tais como falta de recursos, resistência
dos professores, burocracia institucional, equipamentos inadequados.” (p.13)

“Nossa utopia é sempre tentar mudar a história futura para melhor, e não defendo
posições tradicionalistas ou contrárias à  tecnologia na educação. Vejo as novas
tecnologias como mais um dos elementos  que podem contribuir para melhoria de
algumas atividades nas nossas salas de aula. Por outro lado, também não adoto o
discurso dos defensores da nova tecnologia educacional, que mostram as mazelas da
escolas (algo muito fácil de se fazer), deixando implícito que nossos professores são
dinossauros avessos a mudanças. É um discurso tentando nos convencer a dar mais
importância a objetos virtuais, apresentados em telinhas bidimensionais, deixando
implícito que a aprendizagem com objetos concretos em tempos e espaços reais está
obsoleta.” (p.14)

“A história da tecnologia educacional contém muitos exemplos de inovação conservadora,
de ênfase no meio e não no conteúdo. Devido ao efeito dramático, sedutor, da mídia, em
certos casos a atenção era concentrada na aparência da aula, tomando-se como algo
“dado” o conteúdo veiculado, seja na sala de aula por transparências ou filmes, ou pela
difusão ampla de conteúdos, através da TV, do rádio ou mesmo de livros textos cheios
de figuras, cores, desenhos, fotos.” (p.16)

“Para a formação básica de uma criança e para resolução dos problemas que alguém
encontra no dia a dia, as informações mais relevantes são aquelas amadurecidas pelas
gerações passadas, pelo tempo, ou aquelas encontradas na própria comunidade,
acessíveis através de meios mais simples como jornais e pelo contato humano no próprio
grupo social, não aquilo que está ocorrendo em Nova Iorque ou em Tóquio e colocado na
Internet” (p.19)

“Nossa experiência da realidade é transformada quando usamos instrumentos {Ser
Humano > (máquina) > Mundo}. Através do instrumento há uma  seleção de
determinados aspectos da realidade, com ampliações e reduções. A amplificação é o
aspecto mais saliente e pode nos deixar impressionados, maravilhados, ao
experimentarmos coisas (ou  aspectos de objetos conhecidos) que não conhecíamos
antes, com nossos sentidos nus. A redução, ao contrário, é recessiva e pode passar
despercebida, uma vez que não ocupa necessariamente nossa consciência,
impressionada com o novo.” (p. 21)


3) Comentários (parecer e critica)

 O texto mostra o que já é discutido nos dias atuais, a internet, a tecnologia, os computadores são uma boa ferramenta e método de ensino, desde que se saiba usar, todas essas tecnologias tem que ser usada pelos professores de forma sabia. Os conteúdos a serem ministrados podem ser passados de uma forma mais dinâmica e fácil, tanto para o aluno, quanto para o professor, mas para isso, o professor tem que ter uma preparação, um curso, apesar de ser oferecida aos professores, alguma parte deles não tem interesse por esse método de ensino.
Algumas escolas ainda não estão preparadas estruturalmente para isso, mas acredito que antes de pensar nesse ponto, tem que se pensar o despertar dos interesses dos professores, porque muitas escolas espalhadas no Brasil, estão com um laboratório totalmente equipado, porém completamente empoeirado, não faz sentido investir em algo que está em desuso, enquanto que em algumas escolas, onde professores e alunos tem o interesse, falta a estrutura, cabe então uma organização da educação por forma tecnológica.

4) Questionamento (questões levantadas e dúvidas)

Diante da leitura desse texto e analise das escolas brasileiras, cabe a nos saber de que forma tornar a tecnologia prática, realmente dinâmica, para ser usada somente de forma positiva, e como despertar o interesse de todos para essa capacitação do professor.

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