Danielle
Cardoso da Silva
Matrícula:
12/0009871
Fichamento
II
CYSNEIROS,
Paulo Gileno. Novas tecnologias na sala de aula: melhoria do ensino ou inovação
conservadora?
1)
Resumo:
O
texto fala sobre a realidade cotidiana das escolas públicas do Brasil e da
América Latina, especificamente sobre as escolas do norte, nordeste e nas
regiões rurais, que foi onde o autor teve a experiência, esses lugares, sofrem
ainda de situações muito ruins. A população dessa escola é frequentada por
pessoas carentes, e o máximo que a escola possui de recurso tecnológico é uma
biblioteca no máximo razoável.
O
texto aponta todas as dificuldades que as escolas possuem, como problema na
estrutura, professores sobrecarregados que usam de sua grande criatividade para
ministrar conteúdos com mais dinâmicas, a falta de espaço físico e etc.
2)
Citações principais do texto
“Sua principal conclusão é que o
uso de artefatos tecnológicos na escola tem sido uma
história de insucessos,
caracterizada por um ciclo de quatro ou cinco fases, que se inicia
com pesquisas mostrando as
vantagens educacionais do seu uso, complementadas por
um discurso dos proponentes
salientando a obsolescência da escola. Após algum tempo
são lançadas políticas públicas
de introdução da nova tecnologia nos sistemas escolares,
terminando pela adoção limitada
por professores, sem a ocorrência de ganhos
acadêmicos significativos. Em
cada ciclo, uma nova seqüência de estudos aponta
prováveis causas do pouco sucesso
da inovação, tais como falta de recursos, resistência
dos professores, burocracia
institucional, equipamentos inadequados.” (p.13)
“Nossa utopia é sempre tentar
mudar a história futura para melhor, e não defendo
posições tradicionalistas ou
contrárias à tecnologia na educação.
Vejo as novas
tecnologias como mais um dos
elementos que podem contribuir para
melhoria de
algumas atividades nas nossas
salas de aula. Por outro lado, também não adoto o
discurso dos defensores da nova
tecnologia educacional, que mostram as mazelas da
escolas (algo muito fácil de se
fazer), deixando implícito que nossos professores são
dinossauros avessos a mudanças. É
um discurso tentando nos convencer a dar mais
importância a objetos virtuais,
apresentados em telinhas bidimensionais, deixando
implícito que a aprendizagem com
objetos concretos em tempos e espaços reais está
obsoleta.” (p.14)
“A história da tecnologia
educacional contém muitos exemplos de inovação conservadora,
de ênfase no meio e não no
conteúdo. Devido ao efeito dramático, sedutor, da mídia, em
certos casos a atenção era
concentrada na aparência da aula, tomando-se como algo
“dado” o conteúdo veiculado, seja
na sala de aula por transparências ou filmes, ou pela
difusão ampla de conteúdos,
através da TV, do rádio ou mesmo de livros textos cheios
de figuras, cores, desenhos,
fotos.” (p.16)
“Para a formação básica de uma
criança e para resolução dos problemas que alguém
encontra no dia a dia, as
informações mais relevantes são aquelas amadurecidas pelas
gerações passadas, pelo tempo, ou
aquelas encontradas na própria comunidade,
acessíveis através de meios mais
simples como jornais e pelo contato humano no próprio
grupo social, não aquilo que está
ocorrendo em Nova Iorque ou em Tóquio e colocado na
Internet” (p.19)
“Nossa experiência da realidade é
transformada quando usamos instrumentos {Ser
Humano > (máquina) >
Mundo}. Através do instrumento há uma
seleção de
determinados aspectos da
realidade, com ampliações e reduções. A amplificação é o
aspecto mais saliente e pode nos
deixar impressionados, maravilhados, ao
experimentarmos coisas (ou aspectos de objetos conhecidos) que não
conhecíamos
antes, com nossos sentidos nus. A
redução, ao contrário, é recessiva e pode passar
despercebida, uma vez que não
ocupa necessariamente nossa consciência,
impressionada com o novo.” (p.
21)
3)
Comentários (parecer e critica)
O texto mostra o que já é discutido nos dias
atuais, a internet, a tecnologia, os computadores são uma boa ferramenta e
método de ensino, desde que se saiba usar, todas essas tecnologias tem que ser
usada pelos professores de forma sabia. Os conteúdos a serem ministrados podem
ser passados de uma forma mais dinâmica e fácil, tanto para o aluno, quanto
para o professor, mas para isso, o professor tem que ter uma preparação, um
curso, apesar de ser oferecida aos professores, alguma parte deles não tem interesse
por esse método de ensino.
Algumas
escolas ainda não estão preparadas estruturalmente para isso, mas acredito que
antes de pensar nesse ponto, tem que se pensar o despertar dos interesses dos
professores, porque muitas escolas espalhadas no Brasil, estão com um
laboratório totalmente equipado, porém completamente empoeirado, não faz
sentido investir em algo que está em desuso, enquanto que em algumas escolas,
onde professores e alunos tem o interesse, falta a estrutura, cabe então uma
organização da educação por forma tecnológica.
4)
Questionamento (questões levantadas e dúvidas)
Diante
da leitura desse texto e analise das escolas brasileiras, cabe a nos saber de
que forma tornar a tecnologia prática, realmente dinâmica, para ser usada
somente de forma positiva, e como despertar o interesse de todos para essa
capacitação do professor.
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